Diferente do que muito se imagina, Saúde Mental vai além da ausência de algum transtorno ou dificuldade em nossa vida. Quando pensamos neste tema tendemos adiminuí-la em nosso dia a dia, como quem pudera desfrutar desse feito fossem pessoas mais privilegiadas, associando logo a algo bem distante de nossa realidade.
A pauta que levanto hoje se faz exatamente nesse foco, o quão distante tendemos a colocar isso em nossas vidas? A construção da Saúde Mental está envolta na capacidade que cada um de nós temos em reagir às críticas, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmonizamos nossas ideias e emoções.
Nesse sentido, convido você a experimentar verificar sua saúde mental em uma das técnicas que abordo em consultório com meus pacientes dependendo da situação. Aqui é a figura da Roda da Vida, representação de cada área que temos ao longo de nossa existência. A tarefa consiste em você preencher cada área, pintar, de acordo com seu grau de satisfação quando pensa em algum tópico, por exemplo: O quão satisfeito/realizado você se sente quando pensa na sua espiritualidade? Assim você vai pintar gradualmente as divisões que representam esse sentimento de satisfação.
Aqui, quando você terminar de preencher cada etapa, é possível visualizar pontos de dificuldade e assertividade que tens. Enxergar sua roda da vida faz parte do processo de identificação e uma vez identificado já temos um ponto de partida a ser trabalhado.
Ta, mas Scárlet e o que isso tem a ver com Saúde Mental? Não entendi!
Calma, calma, vou explicar! No dia a dia há consideráveis problemas e dificuldades que enfrentamos e cuidar da sua saúde mental está relacionado ao modo “funcional” de como percebemos tais eventos. Tudo nesta vida é uma fase, talvez uma fase bem longa, ou curta demais, mas ainda assim nada dura para sempre. Desta forma, fazer a roda da vida girar é um sinal de que você está no caminho certo para manter sua saúde mental.
Vamos lá, quando você olha para sua roda da vida e vê que alguns pontos o grau de insatisfação ou realização são baixos demais, há quanto tempo essa área da sua vida é assim? Por quanto tempo se manterá assim? Por qual motivo ainda não teve evolução? O que você espera dos próximos anos para esta fase?
Esses, meus queridos, são alguns questionamentos que você deve se fazer quando pensar em saúde mental. E o foco aqui não é como isso chegou até aqui, é importante? Com certeza! Todavia, conseguir lidar com isso tudo é uma tarefa que você leva para frente, que faz você se movimentar, ressignificar e melhorar.
Desenvolver recursos cognitivos e emocionais para se reestruturar emocionalmente eventos problemáticos é uma das funções que ajudo você a adquirir no processo de psicoterapia. Enxergar funcionalidades no seu dia a dia, seja no modo de pensar, perceber, comportar, cada pessoa é única assim como sua história e visão de vida, por isso que essa jornada é individual e precisa ser acompanhada por um profissional, capacitado em te escutar com ética, acolher e manejar o processo em um espaço seguro e sigiloso.
Analisando novamente nossa roda da vida, note que nosso estado emocional faz parte de uma das áreas que ao todo constituem o significado de saúde mental, sendo assim se permita analisar essas questões, procure um profissional, ciente de que diante de todas as dificuldades que temos e vivemos é difícil falar sobre isso e ficar sem falar também, escolha o seu difícil, estarei aqui aberta a saber sua decisão!
Este post foi dedicado a mostrar meu olhar sobre o tema saúde mental, espero poder esclarecer algumas questões sobre esse assunto e tentar diluir a ideia de que não é possível ter saúde mental, a receita não vem pronta, porém te ajudo a fazer uma especialmente para você. Muitas coisas em nossa vida não dependem de uma oportunidade, mas sim, de uma decisão!
Veja mais assuntos como este no Instagram EspaçoPsi.Acolhe